domingo, 17 de junho de 2012

Pb. Donizete T. Filho OS CEGOS DO SECULO XXI





OS CEGOS DO SÉCULO XXI Mt 20:29-34, Mc. 10:46-52 e Lc. 18:35

Nos textos acima temos a história de dois deficientes físicos, cegos, um se destacava e seu nome era Bartimeu. Estava vestido de uma capa de humilhação, exclusão social, sem perspectivas de melhoras, restando-lhe somente esmolar. Após anos, entrou em depressão que fora dissipada a partir do uso de outro sentido humano: a audição. Começara a ouvir de um homem especial, que fazia milagres mudando maldição em bênçãos. Esse ouvir desencadeou uma certeza crescente (a isso chamamos de FÉ) que se algum dia o encontrasse, sua vida mudaria. Ficou no local que Jesus provavelmente iria passar (no caminho entre a Nova e a Velha Jericó). Talvez tenha esperado ali por até três anos, mas persistiu por sua mudança. Entenda algumas questões que fizeram de Bartimeu um personagem especial:

1º) Apesar de ter família conhecida e pai amigo de muitas autoridades, continuava cego e mendigo. Isso mostra que nossa segurança e fortaleza devem estar firmada em Deus; que nunca falhará, ainda que aos nossos olhos pareça tardio o seu agir.

2º) Estava à margem do caminho e assim era marginalizado pela sociedade, isso significa que quando os problemas aparecem é possível que “os amigos” te abandonem, mas o Senhor te enxerga e tem um propósito para tua vida. Você não é mais uma pessoa na multidão, és especial para nós e para Deus.

3º) Não enxergava. Era sua limitação humana. Qual a limitação atual em sua vida? Talvez você esteja tão envolvido (a) por problemas de relacionamentos, dívidas, doenças, etc que já não consiga ver uma luz ou saída. Talvez você esteja cego. Não consegue ver o que importa realmente. Bartimeu apesar de cego podia OUVIR bem. Ouvia falar de Jesus e da mudança que aconteceria se o encontrasse. Rm 10:17 diz que a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Vá a uma igreja evangélica, ouça a palavra do Senhor, leia a Bíblia e esteja exposto a Deus. A fé virá. Ap. 2:07 diz: “quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à igreja”.

4º) Pela fé que adquiriu ao ouvir falar de Jesus, sabia que Ele não era só o filho de Jose, mas o filho de Davi, ou seja, o Messias esperado. Não adiantava somente saber, era preciso professar e na primeira oportunidade, o cego gritou, testificando sua fé e implorando pelo ENCONTRO de sua vida! Os egoístas tentaram impedi-lo, mas ele não aceitou, insistiu na mudança esperada. Não deixe que o desânimo, a descrença, a frustração, a frieza espiritual e pessoas te afastem do Senhor e das bênçãos. Permaneça fiel!

5º) O encontro foi fantástico e aquilo que era esperado aconteceu: houve a mudança; pois o cego estabeleceu a prioridade para a vida dele que era a cura, e você? Já estabeleceu uma prioridade para sua vida? Fale hoje com o Senhor e abra teu coração. Ele se importa contigo.

6º) PÓS-MILAGRE: o que diferenciou aquele homem não foi somente o perfil de líder ou a fé gerada por ouvir a palavra de Deus, nem mesmo o fato insistir por sua benção e sim, a ATITUDE que teve APÓS o encontro. Diferente de outros curados, Bartimeu preferiu seguir a Jesus, professando-o como o único Senhor e Salvador de sua vida. E você, após o seu milagre como será sua relação com Cristo e a igreja?

Infelizmente hoje, mesmo no meio cristão muitos estão cegos espiritualmente, não conseguem enxergar a vontade e nem o plano de Deus para suas vidas, vivem sofrendo males psicológicos, doenças físicas, relacionamentos ruins, problemas financeiros, etc e não enxergam nenhuma luz. Pior ainda, também são SURDOS espirituais, pois não querem ouvir a palavra de Deus, não lêem a Bíblia e nem se sujeitam aos líderes pastorais, antes atuam como desobedientes agindo como meros cumpridores de liturgias, hábitos, repetições e sacrifícios não lembrando que o que Deus quer é um coração contrito/arrependido, uma oração sincera que venha da alma, acompanhada da decisão de obedecer a Deus e servi-lo nesta Terra. Se você quer ser curado da CEGUEIRA e SURDEZ espiritual busque ao Senhor. Vá a uma igreja evangélica mais próxima de sua casa ou nos escreva, queremos ajudar você!

Presbítero DONIZETE T. FILHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário