domingo, 15 de abril de 2012

AS FINANÇAS E O CRISTÃO



AS FINANÇAS E O CRISTÃO
Parte I: Contribuição do Cristão à IGREJA. Breve resumo desse ATO de FÉ!
Quando Jesus Cristo em Mc.10:15 orientou-nos a ser como crianças, intencionava que à exemplo delas, pudéssemos também ter o espírito desarmado e a mente aberta (sem qualquer barreira ou bloqueio) para receber lições que objetivassem o aprendizado Cristão. A Bíblia, que é o livro da fé, é rica em orientações úteis às áreas da existência humana e tratam do desenvolvimento espiritual, físico, afetivo, social, profissional e FINANCEIRO (orçamento doméstico, gestão financeira e prosperidade ativa). Mas em geral é as FINANÇAS a última área que recebe a mudança após a conversão do ser humano a Cristo; justamente por provocar resistência ao indivíduo, uma vez estar cheio de PRÉ-conceitos negativos sobre a administração do dinheiro por parte de igrejas e líderes, esquecendo-se que o que deve imperar é a vontade de Deus e a sua palavra escrita: a Bíblia. Nesse ponto vale citar as duas moedas espirituais para o Cristão ter uma vida próspera: a obediência e o sacrifício (ver I Sm. 15:22 e Os.6:06). Deus não precisa do dinheiro do ser humano nem vende milagres, mas é sua vontade que a Igreja sobreviva através da OBEDIÊNCIA do homem, por isso permite que ele sacrifique o que lhe é importante em vida: seu tempo, esforço e dinheiro, preparando-o para algo substancialmente maior e consistente. Ver Mt.25:21 (sê fiel no pouco e sobre o muito serás colocado). Assim, podemos resumir duas questões financeiras em relação à IGREJA.
1º) DÍZIMO - Contribuição periódica, sistemática e proporcional encontrada na Bíblia. Pv. 3:09 diz “Honra ao Senhor com os teus bens e as primícias de toda tua renda”. Não usamos dar ou pagar o dízimo e sim devolvê-lo a Deus! Conforme GN 4, GN 14:18-20, Gn 28-22 e Hb.7 o Dízimo existia muito antes da lei mosaica (sustento aos levitas) e mesmo após o advento de Jesus continua prevalecendo até os dias atuais ver Mt. 23:2. É uma questão de fé! É interessante notar que os fariseus que acusavam Jesus de quase tudo, nunca o acusaram de não entregar o dízimo ou pregar contra ele. O apóstolo Paulo em I Cor. 9: 7 13-14 afirmam a necessidade de cuidar das coletas assistenciais e despesas da igreja, bem como, da remuneração daqueles que nela trabalham. O próprio apóstolo Paulo foi mantido por esse custeio ver 2ª Cor. 11:08 à exemplo de 2ª Tm 5:17-18 e 2ª Tm. 2:4. Foi tradição no novo testamento e na igreja primitiva, a entrega do dízimo como sendo a 10ª parte da renda do indivíduo para manutenção da estrutura física da igreja. Tradição e ensinamento que mantemos até hoje. Quem crê e assim pratica, bloqueia automaticamente a ação maligna do demônio devorador, que atua contra as finanças do ser humano. É o milagre que Deus permite que o homem faça. Milagre originado não do dinheiro e sim do ato de obediência. Temos na Bíblia exemplos disso: Ml. 3-10-11. Joel 2:12-13 e II Cor. 9:10. É uma questão de fé e de um coração generoso que decide abençoar a obra de Deus na Terra!
2º) OFERTAS ESPONTÂNEAS – Contribuição proporcional e esporádica. Ofertas espontâneas são aquelas que o cristão não é obrigado a realizar, mas é motivado a fazê-lo em favor da obra de Deus ou de alguém. É o diferencial que permite ao cristão prosperar! É o ato que faz com que Deus mude o cenário de escassez ou miséria do indivíduo ver Joel 2:25.
2ª Cor. 9:7 diz “Aquele que semeia pouco, pouco ceifará e o que semeia com fartura, com abundância também ceifara. Deus ama quem dá com alegria...”, já Atos 20:35 reforça mensagem de Jesus “Melhor dar que receber”. Mc. 12:41-44 fala da oferta alçada da viúva. Lc. 6:38 escreve “Daí e dar-se-vos-à; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida que tiverdes medido vos medirão também”. Oferta voluntária, sacrificial, com alegria e generosa. Ver Fp 4:15-18, 2º Cor. 8:3, 9 e 2º Cor. 9:7.
Não deixe que suas bênçãos fiquem retidas em função de um ato de desobediência. Ao invés de gastar seu tempo em infrutíferas discussões polêmicas ou dúvidas quanto à administração da sua oferta ou dízimo, preocupe-se em fazer a vontade de Deus e a andar conforme orienta a Bíblia: devolva ao Senhor o dízimo no lugar ou igreja onde estiver sendo alimentado e oferte com alegria. Enquanto alguns estiverem criticando, você como filho(a) obediente, estará prosperando no Senhor!

















 Anápolis-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário